Juiz de Fora -

Patrocinadores

 
 

GRUPO

Como entrar para o Schmetterling: Para participar do Grupo de Danças Folclóricas não é necessário ser descendente de alemães, nem mesmo morar no bairro Borboleta. Basta ter vontade de conhecer mais sobre a cultura germânica e suas influências na formação do espírito de nossa cidade, de nosso estado e de nosso país. O Schmetterling é um espaço aberto e democrático para o estudo, a discussão e o aprendizado das diversas vertentes e tendências da cultura germânica.

Para ingressar no grupo, basta mandar um e-mail para um dos coordenadores das diversas categorias, conforme sua idade. Nossos ensaios acontecem em nossa sede, no Bairro Borboleta, à Rua Tte. Paulo Maria Delage, 380, em diversos horários. São 8 categorias, que contemplam desde crianças a partir dos 4 anos até adultos acima dos 45 anos.

O que fazemos: Nem todas as nossas atividades se resumem às danças folclóricas. A pesquisa do estado atual da cultura germânica em nossa cidade, o resgate de histórias e tradições, a perpetuação de costumes e a realização de eventos sociais e beneficentes acompanham o Schmetterling desde sua criação. O membro das diversas categorias do grupo tem também a oportunidade de participar da preparação e da realização da Festa Alemã, tradicional evento de resgate, preservação e divulgação da cultura alemã, em suas diversas formas, especialmente a dança, a música, a culinária e o artesanato. Mas queremos fazer muito mais, e para isso precisamos da participação de todos que tem vontade de conhecer uma pouco mais sobre esse povo que há 150 anos saiu de sua terra para viver num país distante e estranho, e deixaram valores que até hoje nos orientam.

Perguntas Freqüentes:

1- É preciso ser louro ou loira para participar?
R: Não, claro que não! Basta gostar de dançar, gostar de fazer novas amizades e estar disposto a colaborar com nosso esforço de preservar a cultura.

2- Preciso ser descendente de alemães?
R: Não, pelo mesmo motivo...

3- Preciso morar na Borboleta?
R: De forma nenhuma! Todos podem participar, morando em qualquer lugar, até em outras cidades! Basta freqüentar os ensaios regularmente!

4- É difícil aprender?
R: Não. As danças folclóricas são danças populares, dançadas pelo povo, e a habilidade necessária é a mesma para se dançar qualquer tipo de dança. Basta ter dedicação...

5- Custa caro?
R: A ACRBA (Associação Cultural e Recreativa Brasil Alemanha), que administra o Schmetterling, cobra uma pequena taxa mensal (pouco mais que o aluguel de dois DVD’s) para cobrir os custos de manter o local de ensaios funcionando – luz, água, telefone – e para promover a formação continuada dos coordenadores.

6- Por que usam essa roupa? De onde vem? Quanto custa?
R: O figurino dos membros do grupo é um traje típico, que representa o tipo de indumentária usada na Alemanha na época em que os imigrantes alemães chegaram no Brasil. O traje pode ser histórico (idêntico ao original do século XVIII ou XIX) ou típico. Os trajes são confeccionados por artesãos especializados, do bairro Borboleta ou até de Petrópolis, que procuram reproduzir todos os detalhes característicos. São subsidiados pela ACRBA aos membros das categorias, que arcam com uma parte de seu custo.

7- Onde dançam?
R: Em festas populares, em quermesses (festas de igreja), eventos culturais, beneficentes, em eventos internos da ACRBA (churrascos, jantares...), nas Festas Alemãs de Juiz de Fora e Petrópolis, e em muitos outros eventos.

8- O que fazem fora da época da festa?
Ensaiamos, fazemos cursos, aprendemos danças novas, estudamos a cultura, a língua e os costumes...

9- Quem vai dançar comigo? Preciso já ter um par ao entrar?
Os pares são formados dentro de cada categoria, a qual é constituída de participantes da mesma faixa etária. Seu par pode ser alguém que está entrando agora, como você, mas pode também ser alguém mais experiente, com mais tempo de grupo. Procure sempre uma categoria da sua faixa, ou que tenha a ver com seu perfil.

10- Quais são as categorias do Schmetterling?
O Schmetterling tem as seguintes categorias:
- Kindergarten (jardim de infância): para crianças a partir dos 4 anos. As danças são atividades lúdicas e recreativas em grupo.
- Kinder (crianças): para crianças a partir dos 8 anos. Aqui, já se dança passos das danças típicas, juntamente com danças recreativas em grupo. Surgiu com a Festa Alemã de 1991.
- Infanto: a partir dos 12 anos. É a categoria original que no inicio, em 1990, recebeu primeiro o nome de Schmetterling. As danças já têm um perfil mais elaborado. Não se vêem mais danças em grupo. Os casais dançam em pares, e passos típicos já estão presentes em todas as danças. È a categoria mais antiga do grupo.
- Juvenil (a partir dos 15 anos) e Adulto (a partir dos 18): são categorias que dançam passos mais elaborados, e são originárias do antigo grupo Munique, formado para a Festa Alemã de 1990. São reconhecidos por sua grande técnica.
- Heimweh: categoria criada para acolher aqueles que em algum momento pertenceram a alguma das categorias do Grupo, ou desejaram participar e não tiveram oportunidade. Também acolhe aqueles cujo perfil não se encaixa no perfil da categoria Adulto. Caracteriza-se por ser formada quase toda por casais.
- Máster: para pessoas acima dos 45 anos. Os passos básicos das danças típicas, praticadas em pares, encontram-se adequados ao perfil típico de seus membros, todos com muito entusiasmo e dinamismo.


Veja logo abaixo as fotos de nossas categorias:

--Kinder Garten--
--Kleine Kinder--
--Grosse Kinder--
--Jurgendliche--
--Mannertannz--
--Erwachsene--
--Heimweh--
--Senioren--
--Banda Schmetterrling--

2015 - culturalemajf@gmail.com - Todos Direitos Reservados - Juiz de Fora MG